Image and video hosting by TinyPic

Sorriso Maroto


GIRLSPT.COM - Cursores Animados

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Preconceito, Samba e Pagode!


Olá galerinha, vamos aprender um pouco sobre preconceito, samba e pagode!

Preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente.

O samba é um gênero musical, de onde deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras. Dentre suas características originais, está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano e levado, na segunda metade do século XIX, para a cidade do Rio de Janeiro pelos negros que trazidos da África e se instalaram na então capital do Império. O samba de roda baiano, que em 2005 se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco, foi uma das bases para o samba carioca.O pagode não é exatamente um gênero musical. Pagode era o nome dado às festas que aconteciam nas senzalas e acabou tornando-se sinônimo de qualquer festa regada a alegria, bebida e cantoria.


Faustão

Há algumas semanas, mais precisamente, no domingo, dia 24/04/2011, fomos surpreendidos com um comentário maldoso e infeliz do apresentador Fausto Silva (Faustão, TV Globo), quando ao apresentar o quadro “Se vira nos 30” Chamou o palhaço/comediante Dupla Iddy e Ota que fazia evoluções dançando vários ritmos, quando o apresentador pediu para que ele dançasse pagode, logo a banda do programa começou a tocar “Não tem perdão” (Sorriso Maroto) Fausto mandou imediatamente parar, dizendo que “aquilo não era música, era pagode de motel” Não temos o vídeo para postar para vocês porque a TV Globo cortou em todos os vídeos encontrados o momento em que o apresentador se refere com preconceito ao samba. Não nos importamos com o local onde nossa MÚSICA toca, porém comentários infelizes como esses não são nada produtivos para ambas as partes. Logo começou uma revolta no Twitter com o lançamento da tag #morreFaustão. Bruno entrou no Twitter viu a bagunça e apaziguo as marotas dizendo que é muito bom escutar Sorriso Maroto no Motel (rsrs).


Rafinha Bastos no Twitter


Alguns dias antes do episódio televisivo houve uma outra demonstração de preconceito contra o pagode no Twitter, o comediante e apresentador Rafinha Bastos (Tv Bandeirantes) havia postado uma frase em seu Twitter pessoal de alto teor preconceituoso como vocês poderão ver abaixo. O mesmo faz um breve comentário sobre pagodeiros no seu Stand Up, refere-se a nomes de grupos com certo humor e ao mesmo tempo trata como burrice “ele poderia ter escolhido ser inimigo do governo, mas preferiu ser inimigo de um impressora?”, “esses nomes de pagodeiro”, por acaso antes de se registrar um bebê escolhemos a profissão dele para assim e de acordo dar-lhes o nome? Eu por exemplo já vi Bruno’s médicos, advogados, professores, atores e PAGODEIROS.


Esses exemplos nos mostram que samba ou pagode, não importa como chamamos, é a nossa cultura popular, o que foi deixado pelos nossos ancestrais e é o que ficará para as novas gerações, a nova geração do samba/pagode está ai, estudando, fazendo bonito e não deixando a desejar pra nenhum estilo musical, então não tem que ter espaço pro preconceito, se não sabemos, não conhecemos, ou simplesmente não gostamos melhor ficar de bico calado para não falar besteira, a final o samba é tão flexível, já fez parceria com o Rock (Samba Rock) com o Jazz, com o Blues, com seus namoros e casamentos nasceram ritmos novos como o próprio pagode da nova geração, a Bossa Nova e a MPB. Então nada de ficar parado, a boa é escutar o samba nas suas mais diferentes vertentes e desfrutar o que há de melhor desse ritmo genuinamente brasileiro.










Fonte de pesquisa: Wikipédia

Por: @suca_sorriso

Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,nunca fui,mas quando eu for vou pedi pra colocarem @sorrisomaroto...Já curtiram a noite toda o DVD ao vivo em Recife,no motel e ainda lembrarm de mim,por que sou fã :D

    ResponderExcluir

o/